Seja Bem Vinda, Primavera!

E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Comigo, tudo ótimo! Ou tentando pelo menos fazer o máximo possível para estar (kkk).

 Como diz a sabedoria popular: " É, não está fácil pra ninguém." 

E não está mesmo!

Vivemos um momento político muito delicado em nosso país, na verdade, no mundo. Muitas religiões perceberam essa nuvem negra. Além dessas mudanças planetárias acredite ou não, de certa forma, essa "bad" generalizada
 está ocorrendo na vida de todos. 

Ainda assim, fica a dúvida: no meio de toda essa bagunça sobra espaço para reflexão?





Na verdade, refletir sobre o quê? Somos bombardeados com tantas informações ao mesmo tempo que duvidamos até da nossa capacidade de reter coisas. A era da internet deveria existir para nos auxiliar a crescer e nos aproximar perante a distância física, mas os seres humanos tem o péssimo hábito de transformar as boas invenções em verdadeiras armas.

Vou preparar alguns posts para vermos como a arte evidencia nossas mazelas sociais, só que antes disso começarei bem mais tranquilo. Afinal, hoje começa mais um ciclo: A Primavera!                                                                                                    Haha, aposto que nem se lembrava disso né?                                                                                                      Como eu disse, esse bombardeio de notícias ruins só intoxica a nossa mente e nos faz esquecer das pequenas perfeições que embelezam ao nosso redor. 

Pessoal, as flores estão se abrindo! Gritando para que nós a contemplemos mas, está difícil. A cada dia temos menos abelhas para fazerem mais combinações de flores, menos árvores oferecendo deliciosas sombras e até os pássaros não conseguem ser ouvidos como antes.

Nossa vida fica cinza se só damos importância para o concreto, para a televisão, a smartphones, notebooks, jornais... Parar cinco minutos para perceber o quão maravilhoso o mundo é tornou se estranho. 


A Primavera anuncia um novo ciclo, muitas culturas enxergam como “nascimento”. 

Durante o equinócio de Primavera – quando a força do dia e da noite tornam-se iguais – é o momento perfeito para nos conectarmos à nossa própria natureza.

Parece sem sentido,no entanto muitos povos antigos celebravam os Festivais Solares. Esses eventos aconteciam em datas fixas, marcando os pontos chamados de solstícios e os equinócios. Nessa época, existia uma preocupação da relação da terra com o sol.

Várias tribos indígenas antigas, a enxergava sob a ótica da renovação:  preparavam-se para um novo ciclo, buscando o equilíbrio entre o masculino e o feminino em suas energias.

Eles saíam da introspecção do inverno e transitando para o florescimento e o despertar de seu espírito. É uma energia que ativa a criatividade, o otimismo, e a visão dos observadores aguçados. "Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra."



A busca da luz e da força interior é entendida como a chance de semear mais esperança em nossas vidas. 
Vidas que são belas e super valiosas para contribuir com o ciclo energético da natureza. Não é à toa que este mês foi escolhido para o combate ao suicídio. 
Atualmente é cada vez mais comum tantas pessoas enfrentarem seus fantasmas psíquicos batizados dos mais variados nomes: depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade e tantos outros capazes de nos induzir a querer sumir desse mundo.




Como somos seres racionais não nos guiamos apenas pelos instintos carnais. Necessitamos de nos autoafirmar no mundo. Precisamos de bases filosóficas que nos deem sentido a nossa existência. Por isso eu digo que um dos exercícios mais libertadores e introspectivos que existe é a: contemplação da natureza. É uma forma de conectarmos a nossa energia a algo puro e capaz de nos fazer detox espiritual. Àqueles que sofrem é excelente para reconhecer processos de florescimento, pois acredite, também ajuda a renovar o nosso íntimo.

Sabe aquela sensação de leveza após fazer um passeio pelo parque ou até mesmo em paisagens estonteantes? É graças a troca de energias realizada naquele momento. Sensações como bem estar e ânimo. São mais que necessárias para nos impulsionar a enfrentar nossos problemas diários.



Continue acompanhando, agora o Blog fala sobre Arte, Qualidade de Vida e Espiritualidade.


Espero que tenham gostado!

Até a próxima


Fotos : Beto Moreira
Asus Zenfone Selfie 4 Pro

Referências:

https://www.personare.com.br/primavera-simboliza-ciclo-de-prosperidade-2-m2815
https://blog.fengshuilogico.com/2017/09/18/equinocio-de-primavera/
https://alquimiaoperativa.com/primavera/






Comentários

  1. Muito lindo seu texto, Beto! Amei!! Estamos em uma época sombria, onde um smartphone e mais importante e "enriquecedor" que a natureza. Uma época onde é mais gratificante ver e compartilhar fotos e vídeos de flores e mais flores, mas não se sente animado (a), a ir em busca da verdadeira natureza. Nós somos parte da natureza, nosso ciclo e igual a ela. Quem vive em meio a natureza, não sente vontade de partir desse mundo e talvez o remédio não esteja em caixas e sim, nas vidas que nascem e se formam na natureza! Feliz Primavera!!! 🌱🌱🌱🌱

    ResponderExcluir
  2. Oi Beto.
    Verdade! Nesse momento tão triste para nossa política e principalmente para nossa país acabei excluindo meu facebook era algo que estava me fazendo muito mal, pessoas distribuindo ódio gratuitamente, como vc disse quem não sabe utilizar transforma essas ferramentas em armas...
    Enfim, que essa primavera traga calmaria e momento de muita reflexão, essa estação que é tão perfeita e harmonica.
    Abraço.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas